Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the masterslider domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u200939052/domains/construtoratecnibras.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mk_framework foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/u200939052/domains/construtoratecnibras.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Renomado matemático italiano visita Pampulha para estudar relação entre matemática e arte – Construtora TECNIBRAS
 em Igreja da Pampulha, Imprensa, Restauros

O matemático, escritor e crítico italiano Piergiorgio Odifreddi desembarcou em Belo Horizonte para visitar a Igreja de São Francisco de Assis, na Pampulha. Odifreddi prepara um livro sobre a relação entre matética e arte e se dedicou a observar os aspectos técnicos da obra de Oscar Niemeyer, com cálculos estruturais do engenheiro Joaquim Cardozo. O professor também visitou as outras obras que compõem o Conjunto Arquitetônico da Pampulha: Museu de Arte, Casa do Baile, Iate Tênis Clube e Casa Kubitschek, todas marcadas pelas características da arquitetura moderna.

A visita foi conduzida por Janaina França Costa, gerente do Conjunto Moderno da Pampulha, e por Cláudio Pereira, engenheiro da Construtora TECNIBRAS, responsável pela obra de restauração da igreja. O tourtambém foi acompanhado por Irene di Nicola, representante e esposa de Dario Savarese, cônsul italiano em Belo Horizonte; pelo professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Dijon de Moraes Júnior; e pela professora de italiano na escola de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Rosalba Principato.

“É curioso como a matemática foi usada para dar forma às curvas da construção da igreja. A geometria de Niemeyer segue essa lógica, algumas obras se utilizam de parábolas, outras de catenárias e até mesmo de hipérboles para estruturar as construções”, observa Odifreddi.

A Igreja de São Francisco de Assis é um símbolo mundial da arquitetura moderna e é reconhecida como uma das grandes obras do arquiteto Oscar Niemeyer. O templo está sendo restaurado pela Construtora TECNIBRAS para reparar o forro de madeira que reveste a face interna, as juntas de dilatação e recomposição das pastilhas externas. O Conjunto Arquitetônico da Pampulha é reconhecido como patrimônio cultural da Humanidade pela Unesco desde 2016.

A coisa importante para um matemático não é o uso do predio, o importante é como a matematica foi usada para dar forma às curvas da construção.

O que mais interessou a ele foi essa passagem da linha reta para as curvas. Notei que a geometria do niemeyert seguem essamatematica porque alguas obras tem parabolas, catenares, outras tem hiperbolis e são todos modelos matematicos desenvolvidos para construir esse tipo de prédio.

Comentários
  • Um comentarista do WordPress
    Responder

    Olá, isso é um comentário.
    Para começar a moderar, editar e deletar comentários, visite a tela de Comentários no painel.
    Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Francisco Arrais (acessado do arquivo do site da Prefeitura de Santos - http://www.santos.sp.gov.br)